EP Contábil
  • Home
  • Contábil
  • Fiscal
  • Preventiva
  • Recuperação
  • Societário
  • Trabalhista

EP Contábil

  • Home
  • Contábil
  • Fiscal
  • Preventiva
  • Recuperação
  • Societário
  • Trabalhista
Contábil

Operações realizadas com Criptoativos devem ser prestadas à Receita Federal a partir deste mês

Por EP Contábil 3 de setembro de 20196 de setembro de 2019

A Receita Federal comunica a todos os interessados que a primeira entrega das informações com criptoativos, relativas às operações realizadas em agosto, deve ser efetuada até 30 de setembro.

As informações podem ser prestadas mediante o preenchimento de formulário online, ou por intermédio da entrega de arquivo de dados, de acordo com leiaute especificado no Ato Declaratório Copes nº 5, de 30 de agosto de 2019.

Foram disponibilizadas, no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte), funcionalidades que permitem às pessoas físicas, às pessoas jurídicas e às exchanges o cumprimento da obrigação.

É importante lembrar que a periodicidade de entrega é mensal, relativas às operações realizadas no mês antecendente.

Devem entregar as informações:

a) Exchanges nacionais: Exchanges são pessoas jurídicas que oferecem serviços referentes a operações realizadas com criptoativos, inclusive intermediação, negociação ou custódia.

b) Pessoas físicas ou jurídicas domiciliadas no Brasil que não utilizaram exchanges ou que utilizaram exchanges sediadas no exterior, desde que o valor mensal das operações tenha ultrapassado R$ 30 mil.

Entre as informações a serem enviadas, destacam-se a identificação dos titulares da operação, o valor da transação em reais, a quantidade de criptoativos comercializada e a data da operação.

As funcionalidades recém disponibilizadas no e-CAC podem ser acessadas seguindo os seguintes passos:

1 – Acessar o e-CAC

2 – Escolher “Cobrança e Fiscalização”

3 – Escolher “Obrigação Acessória – Formulários online e Arquivo de Dados”

A Instrução Normativa, os leiautes e o manual de preenchimento podem ser encontrados no link: http://receita.economia.gov.br/orientacao/tributaria/declaracoes-e-demonstrativos/criptoativos

Receita Federal do Brasil – RFB

Post anterior
ATO COTEPE/MVA Nº 16, DE 26 DE AGOSTO DE 2019
Próximo post
Consumidor paulista poderá dispensar a impressão de DANFE de comerciantes de São Paulo

Podem ser do seu interesse

Reforma tributária: quem pode pagar mais ou menos...

7 de julho de 2021

Microempreendedores Individuais (MEI) devem regularizar dívidas até 31...

6 de agosto de 2021

Prazo para entregar declaração do Imposto de Renda...

1 de março de 2021

Sou residente no Brasil, irei sair em definitivo...

16 de maio de 2019

Nova tabela do IR entra em vigor; veja...

5 de maio de 2025

Parcelamento de Débitos perante a RFB

16 de maio de 2019

Projetos evitam que quem ganha menos passe a...

22 de julho de 2022

Projeto de Lei para mudança na tributação do...

19 de março de 2025

Contribuição do MEI tem novo valor com alta...

9 de janeiro de 2024

Receita Federal alerta sobre inconsistências nas declarações do...

10 de dezembro de 2020

Posts recentes

  • Nota de Esclarecimento

    14 de maio de 2025
  • Nova tabela do IR entra em vigor; veja o que muda

    5 de maio de 2025
  • Mensagens de cancelamento de CNPJ para MEIs são falsas

    5 de maio de 2025

Categorias

  • Contábil
  • Fiscal
  • Preventiva
  • Recuperação
  • Societário
  • Trabalhista

@2018 Todos os direitos reservados | EP Contábil


Voltar ao topo