EP Contábil
  • Home
  • Contábil
  • Fiscal
  • Preventiva
  • Recuperação
  • Societário
  • Trabalhista

EP Contábil

  • Home
  • Contábil
  • Fiscal
  • Preventiva
  • Recuperação
  • Societário
  • Trabalhista
Trabalhista

Simplificação: eSocial substitui informações para RAIS e CAGED

Por EP Contábil 24 de outubro de 201924 de outubro de 2019

O Secretário Especial de Previdência e Trabalho Rogério Marinho editou portaria que disciplina a substituição das obrigações relativas ao envio de informações da RAIS e do CAGED pelas empresas já obrigadas ao eSocial.

Isso representa uma redução expressiva nas obrigações das empresas, além de evitar erros ou inconsistências nas bases de dados governamentais, já que a prestação da informação se dá por uma única via.

A substituição do CAGED ocorrerá para as admissões e desligamentos ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2020, e a substituição da RAIS será a partir do ano base 2019 (declaração feita em 2020).

Mas atenção, a substituição ainda não vale para todas as empresas. No caso do CAGED, a substituição ocorre para a grande maioria dos empregadores (grupos 1, 2 e 3 de obrigados), exceto órgãos públicos e entidades internacionais (grupo 4 de obrigados), já que ainda não estão obrigados ao eSocial, de acordo com o calendário oficial. Por sua vez, a RAIS será substituída para as empresas que já tenham a obrigação de enviar os dados de remuneração dos seus trabalhadores relativos ao ano base completo de 2019 (grupos 1 e 2 de obrigados).

Vale lembrar que os empregadores obrigados ao eSocial que não prestaram as informações referentes às admissões e cadastramentos dos empregados, bem como aos eventos periódicos (de acordo com o calendário de obrigatoriedade), devem fazê-lo para todos os seus trabalhadores, uma vez que o cumprimento das obrigações substituídas se dará apenas por meio do envio das informações ao eSocial. A utilização dos sistemas do CAGED e da RAIS ficará restrita à prestação de informações cuja obrigação ainda não tenha de ser cumprida por meio do eSocial.

Além do CAGED e da RAIS, as anotações na Carteira de Trabalho já haviam sido substituídas pelo eSocial e, em breve, será a vez do Livro de Registro de Empregados (LRE).

Portal do eSocial – PeS

Post anterior
REGISTRO DE EMPREGADOS: LIVRO OU FICHA?
Próximo post
Controle de Transporte de Resíduos: prazo para cadastro online vence em 31 de outubro

Podem ser do seu interesse

REGISTRO DE EMPREGADOS: LIVRO OU FICHA?

15 de outubro de 2019

POLÊMICA TRABALHISTA: e-Social em cumprimento a NR.7 e...

23 de julho de 2019

Bem-vindo ao período de testes do FGTS Digital!

21 de agosto de 2023

Novas funcionalidades deixam o eSocial Web Doméstico ainda...

12 de novembro de 2019

Simplificação do eSocial: veja como preencher o grupo...

1 de novembro de 2019

Acidente do Trabalho – Quadros III a VI...

24 de junho de 2019

Migração de empregadores para eSocial só terminará em...

13 de janeiro de 2020

Folha de Pagamento – Desoneração Parcial

4 de janeiro de 2024

PORTARIA/MTP Nº 313, de 22 de Setembro de...

29 de setembro de 2021

A data para implementação do FGTS Digital permanece...

26 de fevereiro de 2024

Posts recentes

  • REFORMA TRIBUTÁRIA – IBS, CBS, IS

    26 de agosto de 2025
  • Com o fim da DIRF, empregadores devem estar atentos às obrigações relativas ao eSocial e à EFD-Reinf

    2 de julho de 2025
  • Nota de Esclarecimento

    14 de maio de 2025

Categorias

  • Contábil
  • Fiscal
  • Preventiva
  • Recuperação
  • Societário
  • Trabalhista

@2018 Todos os direitos reservados | EP Contábil


Voltar ao topo