EP Contábil
  • Home
  • Contábil
  • Fiscal
  • Preventiva
  • Recuperação
  • Societário
  • Trabalhista

EP Contábil

  • Home
  • Contábil
  • Fiscal
  • Preventiva
  • Recuperação
  • Societário
  • Trabalhista
Fiscal

Os microempreendedores individuais (MEI) terão mais agilidade para emitir a Nota Fiscal de Serviço eletrônica de padrão nacional (NFS-e). Os emissores públicos da NFS-e ganharam novas funcionalidades

Por EP Contábil 18 de agosto de 202321 de agosto de 2023

A primeira novidade é a permissão para que o MEI faça o login via integração com a plataforma GOV.BR. Essa funcionalidade, disponível nas duas versões de emissores, permite que o responsável legal de um CNPJ MEI que possua os selos Prata ou Ouro do GOV.BR possa emitir suas NFS-e sem a necessidade de criação de uma senha com preenchimento de formulário. Dessa forma, todos os MEI passam a contar com mais uma opção de acesso para utilizarem os emissores públicos da NFS-e.

Adicionalmente, no emissor Web, foi criada a possibilidade de uma emissão simplificada da NFS-e pelos MEI. Essa nova opção facilita o procedimento de emissão, que poderá ser feito via formulário a ser preenchido com apenas três informações, semelhante ao formulário da versão Mobile.

Ainda em relação ao emissor Web, destaca-se a evolução no sistema para que outros portes de prestadores de serviço, não enquadrados como MEI, possam também realizar as suas emissões, desde que o município de estabelecimento esteja com convênio ativo na plataforma.

Em relação ao emissor Mobile, foi desenvolvida também nova funcionalidade para permitir a geração do Documento Auxiliar da NFS-e (DANFSE) em formato PDF, com a possibilidade de compartilhamento do documento.

É importante relembrar que, de acordo com a Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) nº 169/22, a partir de 1º de setembro de 2023, todos os Microempreendedores Individuais prestadores de serviços estarão obrigados a emitir as notas fiscais de serviço no padrão nacional nas prestações de serviços a pessoas jurídicas.

Essas entregas fazem parte dos esforços da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil para simplificar e facilitar o cumprimento de obrigações tributárias acessórias, em respeito ao contribuinte e ao princípio da eficiência da Administração Pública.

Fonte: Receita Federal do Brasil – RFB

Post anterior
Lei da Igualdade Salarial: homens e mulheres na mesma função devem receber a mesma remuneração
Próximo post
Bem-vindo ao período de testes do FGTS Digital!

Podem ser do seu interesse

Sefaz-SP elimina GIA a partir de 2026 e...

17 de janeiro de 2025

Processo de dispensa de entrega da GIA começa...

29 de março de 2023

Fisco paulista intensifica atividades de orientação aos contribuintes

25 de abril de 2019

ATO COTEPE/MVA Nº 21, DE 8 DE NOVEMBRO...

12 de novembro de 2019

REFORMA TRIBUTÁRIA – IBS, CBS, IS

26 de agosto de 2025

ATO COTEPE/MVA Nº 24, DE 24 DE DEZEMBRO...

24 de dezembro de 2019

Sefaz-SP simplifica obrigações tributárias com novos critérios para...

12 de julho de 2024

ATO COTEPE/MVA Nº 4, DE 26 DE FEVEREIRO...

2 de março de 2020

Receita Federal aprimora painel de Créditos Ativos e...

21 de outubro de 2025

Débitos de ICMS por Substituição Tributária podem ser...

7 de maio de 2019

Posts recentes

  • Fiscalização Tributária, PIX e Reforma Tributária

    5 de janeiro de 2026
  • Quadro demonstrativo da evolução do SALÁRO MÍNIMO NACIONAL

    5 de janeiro de 2026
  • CONTA CORRENTE PARA EMPREENDEDOR E MICROEMPREENDEDOR

    5 de janeiro de 2026

Categorias

  • Contábil
  • Fiscal
  • Preventiva
  • Recuperação
  • Societário
  • Trabalhista

@2018 Todos os direitos reservados | EP Contábil


Voltar ao topo