EP Contábil
  • Home
  • Contábil
  • Fiscal
  • Preventiva
  • Recuperação
  • Societário
  • Trabalhista

EP Contábil

  • Home
  • Contábil
  • Fiscal
  • Preventiva
  • Recuperação
  • Societário
  • Trabalhista
Fiscal

Consumidor paulista poderá dispensar a impressão de DANFE de comerciantes de São Paulo

Por EP Contábil 6 de setembro de 201910 de setembro de 2019

A Secretaria da Fazenda e Planejamento alterou as regras de impressão de documentos fiscais nas operações de comércio. A Portaria CAT 55/2019 permite a dispensa da impressão do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) em operações realizadas pelos estabelecimentos paulistas destinadas a consumidores finais.

A medida é valida desde que os destinatários sejam pessoas físicas com endereço no Estado de São Paulo e concordem com a não impressão. Neste tipo de operação, o documento fiscal (ou sua chave de acesso) poderá ser enviado em formato eletrônico diretamente ao consumidor final.

A nova regra, publicada em 31/8 no Diário Oficial do Estado, beneficia especialmente o setor de comércio eletrônico e reduzirá o consumo de papel pelos contribuintes paulistas, sem prejudicar a fiscalização, que continuará a ocorrer com base nas informações eletrônicas.

Essa é mais uma ação que reforça o compromisso da Secretaria da Fazenda e Planejamento no sentido de simplificar o cumprimento das obrigações acessórias dos contribuintes, adequando-se às novas tecnologias digitais e atentando para a responsabilidade econômica e ambiental dos órgãos da administração pública estadual.

Mesmo com a mudança na regra, o consumidor deverá continuar exigindo a emissão do documento fiscal, podendo apenas dispensar sua impressão, a seu critério. A nova medida se uniformiza com outra medida tomada em São Paulo, já aplicada ao cupom fiscal eletrônico emitido pelo equipamento SAT (Sistema Autenticador e Transmissor), que teve sua impressão dispensada desde maio de 2018, também condicionada à anuência do consumidor final.

O DANFE

O Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE) é o documento que apresenta as informações essenciais da Nota Fiscal Eletrônica e é utilizado para controle fiscal da circulação de mercadorias. Veja um dos modelos utilizados:


Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo – SEFAZ-SP

Post anterior
Operações realizadas com Criptoativos devem ser prestadas à Receita Federal a partir deste mês
Próximo post
ATO COTEPE/MVA Nº 17, DE 9 DE SETEMBRO DE 2019

Podem ser do seu interesse

COMUNICADO CAT Nº 5, DE 25 DE MARÇO...

28 de março de 2019

ATO COTEPE/MVA Nº 24, DE 24 DE DEZEMBRO...

24 de dezembro de 2019

Nova fiscalização de Pix reduz chance de malha...

20 de janeiro de 2025

Sefaz-SP simplifica obrigações tributárias com novos critérios para...

12 de julho de 2024

DECRETO Nº 64.200, DE 25 DE ABRIL DE...

29 de abril de 2019

Receita Federal aprimora painel de Créditos Ativos e...

21 de outubro de 2025

Regulamentação PIS/PASEP e COFINS

29 de outubro de 2019

Secretaria da Fazenda e Planejamento lança oficialmente o...

16 de junho de 2023

AJUSTE SINIEF 11/19, DE 5 DE JULHO DE...

15 de julho de 2019

Imposto de Renda Pessoa Física e Capitais Brasileiros...

9 de janeiro de 2020

Posts recentes

  • INFORMATIVO – Pensão Alimentícia no Imposto de Renda

    28 de abril de 2026
  • NFS-e de padrão nacional será obrigatória para optantes do Simples Nacional

    28 de abril de 2026
  • Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB) e Impactos no ITR – Exercício 2026

    15 de abril de 2026

Categorias

  • Contábil
  • Fiscal
  • Preventiva
  • Recuperação
  • Societário
  • Trabalhista

@2018 Todos os direitos reservados | EP Contábil


Voltar ao topo