EP Contábil
  • Home
  • Contábil
  • Fiscal
  • Preventiva
  • Recuperação
  • Societário
  • Trabalhista

EP Contábil

  • Home
  • Contábil
  • Fiscal
  • Preventiva
  • Recuperação
  • Societário
  • Trabalhista
Fiscal

Reforma Tributária: São Paulo disponibiliza novo arquivo da NFS-e com campos do IBS/CBS

Por EP Contábil 9 de outubro de 202516 de outubro de 2025

A Secretaria Municipal da Fazenda de São Paulo disponibilizou nesta semana uma nova versão do arquivo XSD contendo atualizações sobre os campos relativos ao IBS/CBS, para que os contribuintes possam dar continuidade às adaptações necessárias nos layouts de emissão de NFS-e em seus sistemas no contexto da Reforma Tributária do Consumo. Clique aqui para baixar os arquivos XSD.

O novo layout foi adaptado considerando as notas técnicas divulgadas pelo Governo Federal e contém as atualizações incorporadas pela Nota Técnica SE/CGNFS-e nº 003, de 04 de julho de 2025, e pela Nota Técnica SE/CGNFS-e nº 004, de 19 de agosto de 2025.

A divulgação do arquivo XSD tem o objetivo de permitir que os contribuintes conheçam os novos campos e realizem as adaptações necessárias.

O Manual de WebService também foi atualizado para apresentar os novos campos e a versão 3.3 está disponível no Portal da Nota Fiscal Paulistana.

A Secretaria da Fazenda de São Paulo informa que o ambiente de produção de WebService, onde será possível realizar testes de validação dos novos campos, será atualizado em breve.

Emissor próprio – Conforme já informado anteriormente, o município de São Paulo manterá o emissor próprio de notas fiscais, ou seja, as empresas estabelecidas neste município continuarão a utilizar a NFS-e através do sistema municipal atualmente disponível, seja no endereço eletrônico (https://nfe.prefeitura.sp.gov.br/login.aspx) ou na forma de emissão via webservice, que é utilizada para integrar seus próprios sistemas de informações com o Sistema de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas da Prefeitura de São Paulo.

Para mais informações sobre a Reforma Tributária no Município de São Paulo, consulte a página da Reforma Tributária no Portal da Nota Fiscal Paulistana.

Fonte: Prefeitura do Município de São Paulo. – Pref. São Paulo

Post anterior
ICMS-ST REVOGADO A PARTIR DE 01 JANEIRO DE 2026
Próximo post
Receita Federal volta a alertar para Fake News sobre um falso monitoramento de transações realizadas via Pix

Podem ser do seu interesse

ATO COTEPE/MVA Nº 11, DE 7 DE JUNHO...

13 de junho de 2019

Nota Fiscal Fácil simplifica emissão de documentos de...

12 de setembro de 2024

COMUNICADO CAT Nº 4, DE 20 DE MARÇO...

29 de abril de 2019

IBS e CBS aluguel 2026?

2 de outubro de 2025

Receita Federal facilita acesso a informações sobre interpretações...

1 de junho de 2023

SP simplifica tributação com exclusão de mercadorias da...

3 de outubro de 2025

ATO COTEPE/MVA Nº 10, DE 24 DE MAIO...

27 de maio de 2019

Regulamentação PIS/PASEP e COFINS

29 de outubro de 2019

ATO COTEPE/MVA Nº 5, DE 28 DE FEVEREIRO...

2 de março de 2020

Nova fiscalização de Pix reduz chance de malha...

20 de janeiro de 2025

Posts recentes

  • Cadastro Imobiliário Brasileiro (CIB) e Impactos no ITR – Exercício 2026

    15 de abril de 2026
  • Manual Interno de Recursos Humanos – Gestão de Faltas

    18 de março de 2026
  • Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF 2026 (Ano-calendário 2025)

    18 de março de 2026

Categorias

  • Contábil
  • Fiscal
  • Preventiva
  • Recuperação
  • Societário
  • Trabalhista

@2018 Todos os direitos reservados | EP Contábil


Voltar ao topo